BLOG Interativo.NET: A DIVINIDADE DE CRISTO. Será que Jesus é DEUS?

Palavra do dia

"Eis que DEUS é meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida." (SALMO 54:4)


domingo, 25 de maio de 2014

A DIVINIDADE DE CRISTO. Será que Jesus é DEUS?

SERÁ QUE CRISTO É UM SER DIVINO? JESUS É DEUS OU UM FILHO GERADO DE DEUS? É UMA CRIATURA OU O CRIADOR?

O QUE ALGUMAS PESSOAS DIZEM?
Muitas pessoas dizem que Jesus é apenas uma criatura, a primeira de toda a criação de YAHWEH (ou JEOVÁ). 
Algumas seitas dizem que Cristo é um "deus" menor que o DEUS pai. Algumas traduções bíblicas também rebaixam a pessoa de Cristo com um "deus menor". Veja este texto por exemplo:

"No princípio era palavra, e a palavra estava com DEUS, e a palavra era [um deus]" (Jão 1:1) - {Tradução do Novo Mundo}

MAS O QUE A BÍBLIA DIZ REALMENTE?

A Bíblia deixa claro sem sombra de dúvidas que Jesus é DEUS! Vejamos alguns textos:

"Ninguém jamais viu DEUS, o DEUS unigênito que está no seio do Pai, é quem O revelou" (João 1:18) {Almeida Revista e Atualizada}  

Este texto afirma que o DEUS UNIGÊNITO revelou o Pai a quem alguém jamais viu.
O DEUS UNIGÊNITO, nada mais é do que o proprio Cristo, o filho unigênito de DEUS, pois no grego opriginal a palavra aparece da seguinte forma: (MONOGENES THEOS) que traduzindo quer dizer, DEUS unigênito.

(JOÃO 20:28)
"Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e DEUS meu" 

Tomé ao ver Jesus ali ressuscitado em sua frente, logo o reconheceu como seu SENHOR e seu DEUS, e não há evidências bíblicas de que JESUS o reprendeu por tê-lo adorado desta forma.
Jesus não se  recusou a ser adorado como DEUS.

(JOÃO 10:30,33)
"Eu e o Pai somos um" 
Este texto mostra declaradamente que o próprio CRISTO se diz ser o PAI, e isto se comprova no verso 33, veja:
"Responderam os judeus: Não é por obra que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmea, pois sendo tu homem te fazes DEUS a ti mesmo"

(JOÃO 10:38)
"Mas, se faço, e não me credes, credes nas obras; para que possais saber e compreender que o PAI está em mim, e eu estou no PAI" 
Jesus afirma ter a mesma essência do Pai, porque Ele e o pai estão unidos em uma mesma pessoa através da essência divinal, ou seja, tanto YAHWEH quanto JESUS , provém da mesma essência e caráter santos, só que cada um têm uma personalidade distinta.

O APÓSTOLO PAULO ACREDITAVA NA DIVINIDADE DE CRISTO?
Alguns textos das epístolas de Paulo demonstram claramente que Paulo estava bem a par da Divinidade de CRISTO. Paulo ao se referir a Jesus, por várias vezes se referiu dando-lhe o título de DEUS, não só Paulo mas Pedro o fez também. Vejamos alguns deles:
(ROMANOS 9:5)
"Deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, DEUS bendito para todo o sempre. Amém!" 
Paulo não tinha dúvida da Divinidade de CRISTO, pois ele afirmou ser CRISTO o DEUS BENDITO PARA TODO O SEMPRE .

(TITO 2:13)
"Aguardando a Bendita Esperança e a manifestação da glória do nosso grande DEUS e SALVADOR Jesus Cristo." 
Paulo refere-se a  Jesus  como o GRANDE DEUS E SALVADOR.
 Se ele não tivesse entendimento da unicidade destas duas pessoas, jamais ele teria escrito isto.

PEDRO TAMBÉM TINHA A MESMA IDÉIA DE PAULO COM RELAÇÃO A DIVINIDADE DE CRISTO.
(2PEDRO 1:1)
"Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que convosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça de nosso DEUS e SALVADOR Jesus Cristo"
Pedro utiliza as mesmas palavras que Paulo utilizou ao se referir a CRISTO, deixando claro a evidência de que tanto Paulo quanto Pedro, ambos adoravam a Jesus como DEUS.

A DIVINIDADE DE CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO.
O livro de Apocalipse está repleto de indícios da divindade de CRISTO fazendo referências com o DEUS  YAHWEH (ou JEOVÁ) do Antigo Testamento, provando assim, ser o JESUS do Novo Testamento, o mesmo DEUS YAHWEH do Antigo Testamento.


(APOCALIPSE 1:12-17)

"Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltando, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante ao filho do homem, com vestes talares e cingido a altura do peito, com uma cinta de ouro.
 A sua cabeça e cabelos eram brancos com a alva lã, como neve; os olhos como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado a uma fornalha; a voz, como a voz de muitas águas.
 Tinha na mão direita sete estrelas e da boca saía-lhe uma afida espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol.
Quando o vi caí aos seus pés como morto. Porém Ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas, EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO" 

AGORA VEJA O QUE DIZ NO LIVRO DE ISAÍAS 
“Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado a todas as gerações á existência, eu, o SENHOR, o PRIMEIRO e o ÚLTIMO, e com os ÚLTIMOS EU mesmo.” (Isaías 41:4)
“Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, Senhor  dos Exércitos: EU sou o PRIMEIRO e sou o ÚLTIMO, e além de mim não há DEUS” (Isaías 44:6)
“Dá-me ouvidos ó Jacó, e tu ó Israel, a quem chamei; EU sou o mesmo, sou o PRIMEIRO e também o ÚLTIMO” (Isaías 48:12)


Todos estes textos fazem referências a (Apocalipse 1:17) e (Apocalipse 22:12,13)

(APOCALIPSE 22:12,13)
“Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
EU SOU o ALFA e o ÔMEGA, o PRIMEIRO e o ÚLTIMO, o PRINCÍPIO e o FIM. "

Mas alguém pode querer argumentar que este texto de (Apocalipse 22:12,13), não se refere a Jesus, mas sim, ao próprio DEUS.
O versículo 16 de Apocalipse 22 deixa bem claro que é o próprio CRISTO quem está falando:
"Eu JESUS, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. EU SOU a Raiz e a Geração de Davi, a Brilhante Estrela do Amanhã" (Apocalipse 22:16)
E o versículo 20 encerra o livro com chave de ouro usando as seguintes palavras:
"Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente venho sem demora.Amém! Vem SENHOR JESUS!" (APOCALIPSE 22:20)
O profeta deixa evidente que o dono da frase: “EU SOU O ALFFA E O ÔMEGA,  O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, O PRINCÍPIO E O FIM”, é nada mais, nada menos do que o próprio  JESUS CRISTO, que utilizou das mesmas palavras que o poderoso DEUS Criador YAHWEH utilizou no antigo testamento para se referir a ELE mesmo ao afirmar: VEM SENHOR JESUS!

A DECLARAÇÃO DO EU SOU DE JESUS
"Antes que Abraão existisse EU SOU" (João 8:58)
Jesus estava  inconfundivelmente reivindicando a sua pré-existência do senhor do Êxodo. Jesus  claramente identifica  a si próprio como o Grande DEUS “EU SOU” do Antigo Testamento.
"Disse DEUS a Moisés: Eu SOU O QUE SOU. Disse mais:
Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros" (Êxodo 3:14) 
 Jesus afirma que é o eternamente existente “SENHOR DEUS” de Israel!

(JOÃO 1:1, 14)
"No princípio era verbo e o verbo estava com DEUS, e o verbo era DEUS [...] E o verbo se fez carne e habitou entre nós" [...]
Estes versos declaram que Jesus (o verbo) era o DEUS  que se fez carne  e habitou entre nós. E, através de outros textos  do mesmo evangelho de João, chegamos a conclusão de que, João tinha plena ciência da santidade e divinidade de CRISTO.

EPÍSTOLA AOS HEBREUS
"Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu filho, eu hoje te gerei? E outra vez Eu lhe serei pai, e tu me será filho? E novamente ao introduzir o primogênito no mundo, diz: E TODOS OS ANJOS DE DEUS O ADOREM" (Hebreus 1:5)

Este texto  parece entrar em conflito com o texto de
(Ap 22:8-9), isto é, se JESUS não fosse DEUS, pois o texto de Apocalipse  diz claramente que somente DEUS deve ser adorado. Veja:
"Eu João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E quando as  ouvi, prostrei-me aos pés do anjo para ADORÁ-LO.
Então ele me disse: VÊ, NÃO FAÇAS ISSO, eu sou conservo teu e dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. ADORA A DEUS."

Este texto deixa claro que só DEUS é digno de adoração, mas o escritor de Hebreus disse que JESUS, é digno de adoração dos anjos. 
Se os anjos devem adorar a JESUS, quanto mais nós que somos pecadores!

HEBREUS E O SALMO 102
O Autor de Hebreus refere-se a JESUS utilizando um texto do antigo testamento que era usado unicamente para louvar a YAHWEH.
"Ainda no princípio SENHOR, lançaste os fundamentos da terra, e os céus, são obras das tuas mãos;
Eles perecerão; Tu porém, permaneces; sim, todos eles envelhecerão qual veste, também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes serão igualmente mudados; tu porém, és o mesmo, e os teus anjos jamais terão fim" (Hebreus 1:10-12)
AGORA VEJA O (SALMO 102:25-27)
"Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.
 Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.
 Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim."
O Autor não teria usado o Salmo 102 para referir-se a JESUS, se, ele não tivesse em mente que JESUS é o mesmo DEUS YAHWEH do antigo testamento, pois, os salmos eram cânticos destinados exclusivamente para adoração a YAHWEH DEUS, por tanto, de modo algum deveria ser utilizado para exaltar outro ser, a não ser o próprio DEUS CRIADOR.

(APOCALIPSE 22:3)
E para finalizar, Apocalipse 22 mostra que o trono de DEUS é o mesmo que o do CORDEIRO (Jesus).
"E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela (Cidade Santa) estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão."
João afirma que o trono do PAI é o mesmo que o do FILHO, isto prova que o FILHO tem a mesma autoridade do PAI e que ambos são de uma mesma essência e dignos da mesma posição de honra e glória.


Por [Weverson Oliveira].


Para informações mais detalhadas sobre o assunto da trindade, recomendo a leitura do livro A TRINDADE, Editora CPB.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...